quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tremor de terra atinge a capital e vários municípios do Acre


“As casas balançavam! Nunca vi uma coisa assim”, disse a professora Maristela Pinheiro.
 ContilNet
 
 
Funcionários do Fórum Barão do Rio Branco ainda assustados com o tremor de terra/Foto: Luciano Tavares

Um tremor de terra sentido em vários municípios do Acre deixou milhares de pessoas desesperadas em todo o estado. No centro de Rio Branco, centenas de funcionários públicos e lojistas saíram correndo de seus locais de trabalho.

“Senti a cadeira tremer no meu trabalho”, diz o servidor público José da Costa. A mesma coisa foi dita pelo radialista Davi Rodrigues, que trabalha na Ocidental FM, no município de Porto Walter.



A empresária Dedê Maia estava chegando na recepção do Hotel Swame, em Cruzeiro do Sul, quando o prédio de sete andares começou a balançar. “Fiquei desesperada. Todo mundo saiu correndo enquanto tudo tremia”, conta.

Ela diz que quando chegou no meio da rua viu as casas e os prédios balançando. “Em uma hora dessa a gente não sabe nem o que fazer: se corre ou fica parada”, diz emocionada.
                           “Senti a cadeira tremer no meu trabalho”, diz o servidor público José da Costa

                             Dedê Maia: "Todo mundo saiu correndo enquanto tudo tremia”
 

A Agência ContilNet recebeu telefonema da professora Maristela Pinheiro, moradora de Santa Rosa do Purus. Muito assustada, ela conta que viu todas as casas à sua frente sendo sacudidas pelo tremor.

“As casas balançavam! Nunca vi uma coisa assim. Todos ficaram com muito medo”, disse a professora.


Tremor de terra sentido no Acre foi de 6,8 graus na escala Richter, diz físico

O terremoto de 6,8 graus na escala Richter sentido no Acre teve seu epicentro em Pucalpa, capital de Ucayale, no Peru, a 210 quilômetros do Acre. Foi o que confirmou o doutor em física, Alejandro Toledo.

O abalo foi a 14O km de profundidade as 13: 46 horário do Acre e 12:46, horário de Pucallpa. O terremoto foi sentido em Lima, capital do Peru. Não há informações de danos materiais em Pucalpa, e nem vitimas.

O doutor Alejandro Fonseca não descarta a possibilidade novos abalos, o que é comum na ocorrência de um tremor dessa magnitude.


Tremor também foi sentido em Sena Madureira




O correspondente da Agência ContilNet em Sena Madureira, Edinaldo Gomes, disse que o tremor também foi sentido pelos moradores do município. “Em algumas residências de alvenaria rachaduras estão sendo verificadas, mas não são consideradas de grandes proporções. O abalo sísmico deixou muitos moradores apreensivos, no entanto, não há registro de nenhum ferido”, informa.


Paredes de prédios em Sena ficaram rachadas após o terremoto/Foto: Edinaldo Gomes/Agência ContilNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário