terça-feira, 23 de abril de 2013

Universidade Virtual da Amazônia é lançada no Acre


Universidade Virtual da Amazônia (Foto: Rayssa Natani / G1)
Primeira aula da Universidade Virtual da Amazônia
(Foto: Rayssa Natani / G1)
Os cinco primeiros cursos da Universidade Virtual da Amazônia foram lançados na manhã desta terça-feira (23), na Biblioteca da Floresta, em Rio Branco. A faculdade de ensino à distância é fruto de uma parceria firmada entre o governo do Acre e a Universidad para La Cooperación (UCI), da Costa Rica.
A instituição privada UCI tem foco na capacitação de profissionais que promovam o desenvolvimento de diversos setores da sociedade. As primeiras turmas do Acre, formadas por funcionários públicos, iniciaram os cursos de Construção de Espaços Virtuais de Aprendizado e Ferramentas Básicas para a Administração de Riscos e Desastres.

"Aqui há muitos riscos referentes às mudanças climáticas. É um local da Amazônia importante, que é preciso cuidar e utilizar racionalmente. Vamos ensinar como fazer projetos que tragam melhorias neste sentido, para apresentá-los ao governo do estado, federal ou internacional", explica a reitora da UCI, Lorena San Román.

Troca de experiências
Segundo Mônica de Los Rios, do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), a troca de experiência é o foco da Universidade Virtual da Amazônia. "Possibilitar que professores da UCI possam transferir seu conhecimento para pessoas no Acre, usando a ferramenta que hoje é utilizada por todo o mundo 'internet', para fazer frente aos desafios que a gente enfrenta",  diz.

De acordo com o diretor presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) Luiz Augusto Mesquita, os cursos são voltados principalmente para professores. "Esta ferramenta de virtualização é focada mais para os que trabalham com a Educação. A ideia é buscar todos os meios legais para fazer uma parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) para mais adiante, ofertar mestrados e doutorados", conclui.

Mais informações sobre cursos e inscrições no Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), pelo telefone (68) 3223-1933

Fonte: G1Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário