quinta-feira, 7 de junho de 2012

Senado aprova criação de 77.178 vagas na Educação


O Senado aprovou a criação de 77.178 cargos e funções, a serem preenchidos deste ano até 2014, no âmbito do Ministério da Educação. O Projeto de Lei da Câmara (PLC 36/2012) recebeu o aval da Casa legislativa em 30 de maio e já seguiu para a sanção da presidente Dilma Rousseff, que terá até o próximo dia 25 para promulgar ou vetar a proposta. Foram instituídos 43.875 cargos de professor, dos quais 19.569 da carreira de magistério superior e 24.306 do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, além de 27.714 cargos de técnico administrativo, 1.608 cargos de direção e 3.981 funções gratificadas.
 
As ofertas efetivas deverão ser preenchidas por meio de concursos. Os cargos e funções criados destinam-se às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs), ao Instituto Nacional de Educação de Surdos, ao Instituto Benjamin Constant, às Escolas Técnicas e Colégios de Aplicação vinculados às IFES, aos centros federais de educação tecnológica e ao Colégio Pedro II.

O reforço no quadro de pessoal do Ministério da Educação tem como objetivo promover a melhoria da Educação, tanto em universidades como em escolas técnicas e de ensino básico e médio. O senador Roberto Requião (PMDB-PR), relator do projeto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, salientou que a criação dos cargos e funções será importante para a eficácia do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

Fonte: Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário