sexta-feira, 9 de março de 2012

Banda larga: Anatel anuncia obrigatoriedade de medição

Além do serviço de medição da velocidade, as empresas terão que publicar uma cartilha instruindo o consumidor a utilizar o programa.


Prestadoras do serviço de internet e banda larga já começaram a oferecer a seus clientes um programa para medição da velocidade da conexão.

A ação, em cumprimento a exigência da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), visa promover a progressiva melhoria no atendimento e desempenho das conexões de banda larga fixa.

Para fazer essa medição, o consumidor precisa acessar o site da empresa prestadora do serviço de banda larga e localizar o software na página inicial.

O usuário é redirecionado a uma nova página onde consta o medidor, que tem a semelhança de um velocímetro e vai de 0 (zero) a 100 (cem) megas.

Caberá as empresas fazer a aquisição deste software e garantir ao usuário informações como, por exemplo, a data e hora da medição, a velocidade instantânea e a taxa de perda de pacotes.

Além do serviço de medição da velocidade, as empresas terão que publicar uma cartilha instruindo o consumidor a utilizar o programa.

O programa permite que o usuário tenha acesso aos resultados das medições anteriores, os quais deverão obter, no mínimo, os seguintes dados: data e hora da medição, localização da medição, velocidade instantânea, latência bidirecional, variação de latência (jitter), taxa de perda de pacotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário